Ouro Preto – Cidade das Minas

Assim que chegamos na cidade, ficou evidente que seria necessário bastante disposição para circular por todas aquelas ladeiras.

Pela cidade, até é possível encontrar passeios de charrete que tornam o tour bem mais fácil, mas isso certamente anulará um pouco o espírito de quem gosta de explorar pois o percurso a pé permitirá viver mais intensamente e respirar de fato todo o ar da cidade histórica.

É como vc ir a um museu e circular através de uma bicicleta em vez de caminhar e apreciar cada uma das obras.

Subir cada ladeira, descobrir cada rua, entrar em cada loja, tomar um café na esquina, escolher cada museu, igreja, revirar o Horto, enfim..viver literalmente o que a cidade tem para oferecer.

 

VLUU L200 / Samsung L200

Por isso, não foi à toa que nem os tênis me favoreceram.
Foi munida de um par de havaianas + um bom baby bag que pude adentrar todos as ruelas possíveis.

VLUU L200 / Samsung L200

A cidade respira cultura e o cenário nos remonta a um período de ápice na história brasileira..a extração do ouro, a influência do Barroco, a riqueza intelectual em torno dos Inconfidentes e da Maçonaria. É sem dúvida um museu ao ar livre. Cada esquina, cada loja, rua ou praça guarda uma rica história. Então, pegamos o mapa turístico e percorremos todos os pontos sugeridos.

VLUU L200 / Samsung L200    VLUU L200 / Samsung L200

Na cidade das minas, vimos muitas lojas de pedras preciosas e igrejas cujos interiores resplandeciam ouro e arte. Todas cobram uma taxa para visitação. A Matriz, reconhecida pelo IPHAN vale uma visita especial, assim como o Museu dos Inconfidentes.

VLUU L200 / Samsung L200

Também gostamos da Casa dos Contos, onde é possível adentrar uma antiga senzala e conhecer a evolução da moeda nacional na Casa das Moedas. A grande surpresa foi o Horto dos Contos. Na época, não encontramos muitas referências na web. Então, quando nos deparamos com aquele “parque” natural no meio da cidade, foi bastante adorável. Vislumbramos ângulos únicos da cidade.

VLUU L200 / Samsung L200

VLUU L200 / Samsung L200

Ouro Preto possui ótimos restaurantes, feirinhas, passeios culturais e bastante riqueza histórica, aliando entretenimento e cultura.

VLUU L200 / Samsung L200

Recomendamos buscar hospedagem bem no centrinho mesmo. A viagem se tornará mais deliciosa conforme dispensar o carro e vivenciar a rotina da cidade a pé.

VLUU L200 / Samsung L200

A cidade mostrou-se muito mais diurna, pois muitos estabelecimentos fechavam após as  18h. A iluminação era fraca, tendo em vista que se preservam os moldes antigos, sem postes de eletricidade.

Na verdade, a concentração resumia-se à Praça dos Incofidentes, o que reduziu bastante as opções de curtir a noite. Uma ou outra rua concentrava lojas e restaurantes, mas até a feirinha encerrava antes das 21h. Demos muitas voltas e terminamos num restaurante do lado da Pousada. Com um jeitinho colonial e o melhor do sabor mineiro!

VLUU L200 / Samsung L200

Confira como foram os dias seguintes:

– Passeio de maria fumaça a Mariana

Dicas úteis se viajar para Ouro Preto/Mariana

Júlia Soares

Júlia Soares

Sou redatora especializada em turismo e lazer. Decidi unir minhas paixões com a minha profissão, o que me trouxe até aqui: um portal completo e dinâmico com as principais cidades para se fazer turismo =)
Júlia Soares
Compartilhe: