Sabe quando estamos no finalzinho da viagem e, mesmo com aquela saudade da nossa casa, pensamos: “poxa, que pena que está acabando…se eu tivesse mais alguns dias…”

Você já sentiu isso em alguma viagem? Bom, nós sentimos isso em praticamente todas rs

Com o tempo, passamos a tentar aproveitar até mesmo a viagem de volta para a casa. Insaciáveis? rs Talvez.

Se for no meio de uma roadtrip, isso pode abrir um leque. Vale analisar o caminho de volta, estudar por quais cidades passará, “caçar” aquelas de maior valor turístico e pronto! Crie seu próprio circuito 😉

Dessa vez, isso aconteceu de forma mais acidental do que planejada. Estávamos em Domingos Martins, conforme post anterior, e tivemos que antecipar a viagem em 1 dia. Então, pensamos: “já que faremos o checkout agora cedo, teremos 7 horas de estrada. Mas e as outras 5, 6h do dia?”

5 horas de turismo? Sim, é muita coisa, acredite. Não tardamos e vimos que tínhamos Vitória e Guarapari. Vitória seria mais distante, dando menos tempo. Então, seguimos em frente rumo a Guarapari. E foi uma adorável surpresa. Quando menos esperamos, estávamos atravessando a Ponte de Guarapari e fotografando cada uma das praias que encontramos.

Então, acompanhe neste post nossas principais paradas e, quem sabe, um simples retorno de viagem poderá render muito mais do que você imagina 😉

guarapari-litoral-capixaba-espirito-santo-08
Litoral de Guarapari


COMO É GUARAPARI

A impressão que ficamos em relação a este pedacinho do Espírito Santo foi muito boa. O litoral capixaba traz aproximadamente 50 praias, a maioria delas bem urbanas.

Mais ao sul, destacam-se Meaípe e Enseada Azul, famosas pelas águas mais calmas e o clima um pouco mais rústico.

Na região central, as Praias da Aldeia, do Meio, Areia Preta e do Morro figuram entre as principais, com uma orla basta urbanizada e total infra-estrutura.

Já ao norte, a aproximadamente 15km do centro, Setiba e Setibão atraem quem busca pesca ou surf.

Praia do Morro, Guarapari
Praia do Morro, Guarapari

Bom, como tínhamos pouco tempo, não vamos fingir que percorremos todas essas praias e extraímos o melhor de cada. Se pensarmos no trânsito e o tempo mínimo para descer, caminhar e extrair nossas impressões, seria um tanto impossível desvendar todas as belezas de cada praia. Mas o que fizemos e podemos deixar como dica é escolher de 1 a 3 pontos para explorar um pouco, experimentar um pouco da culinária regional, passear pela cidade e curtir os melhores ângulos de alguns mirantes estratégicos do litoral.


ALGUNS PONTOS DE PARADA

Meaípe

A primeira parada que fizemos foi na Praia do Meaípe. É uma das mais elogiadas, uma aldeia de pescadores ao redor de uma praia calma, contornada por castanheiras e, apesar de ser procurada por quem deseja um recanto mais sossegado, Meaípe tem se tornado cada vez mais “point” capixaba, especialmente nas altas temporadas.

É bastante indicada por quem está com crianças, procurando as águas calmas; por jovens atrás do agito noturno; ou por todos que apreciam e culinária regional e, na certa, encontrarão a vedete da cozinha típica – a moqueca capixaba.

guarapari-litoral-capixaba-espirito-santo-01
Litoral de Guarapari

Praia do Morro

Quase 5 km de praia bem no Centro de Guarapari.  Além de muitos restaurantes e quiosques, a Praia do Morro fica numa localização estratégica no litoral, sendo bastante procurada por quem deseja se hospedar na cidade já que oferece total infraestrutura e está próxima dos principais pontos turísticos. Como está aos pés do Morro da Pescaria, leva esse nome e pode ser uma ótima referência para quem busca um hub na cidade 😉

guarapari-litoral-capixaba-espirito-santo-08
Litoral de Guarapari
guarapari-litoral-capixaba-espirito-santo-03
Litoral de Guarapari

 

Mirante

Este é sem dúvida uma ótima opção em qualquer city tour ou um simples passeio pela cidade. Um mirante estratégico traz uma visão panorãmica, destacando os melhores ângulos e mostrando uma ótica única da paisagem. Para quem tem um drone, certamente não precisará de um mirante para conseguir essas tomadas. Mas se isso ainda não entrou nos seus objetos de uso em viagens, então considere incluir aquela parada no mirante em seu circuito 😉 Saindo de Meaípe em direção ao Centro, encontramos alguns…basta seguir o fluxo!

guarapari-litoral-capixaba-espirito-santo-02
Litoral de Guarapari


ONDE FICAR EM GUARAPARI

Como dissemos, este foi um relato de algumas horas em Guarapari quando voltávamos de Domingos Martins em direção ao Rio de Janeiro. Mas a cidade tem muitas outras praias, bem como trilhas, parques e pontos turísticos.  Há ainda outras cidades capixabas relativamente próximas que podem render uma super viagem. Por isso, caso deseje se hospedar por lá, indicamos fazer sua cotação aqui (do qual somos afiliados).

 

Júlia Soares

Júlia Soares

Sou redatora especializada em turismo e lazer. Decidi unir minhas paixões com a minha profissão, o que me trouxe até aqui: um portal completo e dinâmico com as principais cidades para se fazer turismo =)
Júlia Soares
Compartilhe: