Em plena era de pura tecnologia, talvez seja inconcebível pensar em uma cidade onde o leite é entregue a cavalo de porta em porta, pensar em casinhas sem muro, câmera ou alarme, pensar em sossego literalmente, esquecendo o celular e todas as suas redes sociais para simplesmente curtir a montanha em vez de curtir postagens diversas. Sim, isso porque o sinal de internet nem ensaia aparecer em meio a ruralidade de Gonçalves, uma cidade no sul de Minas, localizada a cerca de 1h de Campos do Jordão.

Já estávamos hospedados em Campos de Jordão e era nossa 2a vez na cidade. Como sempre buscamos novidades, decidimos deixar um dia para Santo Antônio do Pinhal e outro dia para Gonçalves. Ambos destinos primam pela natureza serrana, com opções de cachoeiras e mirantes estonteantes.

goncalves08

goncalves05

Gonçalves fica no alto da Serra da Mantiqueira e, como não poderia deixar de ser, é cercada pelas florestas de araucárias, penhascos, rios e cachoeiras. A tríade de atrações mais que natural a esses destinos é: beleza/frio da montanha, rios cristalinos trazendo cachoeiras escondidas e comida caseira na lenha.

goncalves09

A impressão mais marcante que nos ficou de Gonçalves é o ar rural, principalmente ao longo de todo o caminho que perpassa a cidade, seja pela estrada de terra acompanhando as cercas, seja pela presença  – apesar de óbvia – dos animais das fazendas, seja pelas paisagens que nos envolveu  longo se todo o passeio, trazendo cenários rurais inspiradores.

goncalves04

goncalves03

Para quem não está habituado ou não dirige muito, é bom lembrar que pode ser bastante cansativo pois são vastas terras e, se não estiver hospedado na cidade, é chão que não acaba mais.

O centro da cidade é pequeno e não tem muitas opções. São poucos restaurantes, apesar de extremamente aconchegantes em sua maioria. As pousadas certamente ficam mais adentro, seguindo por uma das estradinhas que cruzam a cidade. Ou seja, é para quem deseja um refúgio rural, com total rusticidade. Talvez um fim de semana seja suficiente, nós fizemos apenas um passeio realmente, um bate e volta saindo de Campos de Jordão. Valeu a pena!

Gonçalves
Centro de Gonçalves

goncalves06

Aproveitamos a estadia em Campos do Jordão para conhecer os arredores. Por isso,

…para visualizar o post sobre Campos do Jordão, clique aqui

…para ler sobre São Bento do Sapucaí, clique aqui

…para ler nosso post sobre Santo Antônio do Pinhal, clique aqui.

Júlia Soares

Júlia Soares

Sou redatora especializada em turismo e lazer. Decidi unir minhas paixões com a minha profissão, o que me trouxe até aqui: um portal completo e dinâmico com as principais cidades para se fazer turismo =)
Júlia Soares
Compartilhe: