Em plena era de pura tecnologia, talvez seja inconcebível pensar em uma cidade onde o leite é entregue a cavalo de porta em porta, pensar em casinhas sem muro, câmera ou alarme, pensar em sossego literalmente, esquecendo o celular e todas as suas redes sociais para simplesmente curtir a montanha em vez de curtir postagens diversas. Sim, isso porque o sinal de internet nem ensaia aparecer em meio a ruralidade de Gonçalves, uma cidade no sul de Minas, localizada a cerca de 1h de Campos do Jordão.
Já estávamos hospedados em Campos de Jordão e era nossa 2a vez na cidade. Como sempre buscamos novidades, decidimos deixar um dia para Santo Antônio do Pinhal e outro dia para Gonçalves. Ambos destinos primam pela natureza serrana, com opções de cachoeiras e mirantes estonteantes.
Gonçalves fica no alto da Serra da Mantiqueira e, como não poderia deixar de ser, é cercada pelas florestas de araucárias, penhascos, rios e cachoeiras. A tríade de atrações mais que natural a esses destinos é: beleza/frio da montanha, rios cristalinos trazendo cachoeiras escondidas e comida caseira na lenha.
A impressão mais marcante que nos ficou de Gonçalves é o ar rural, principalmente ao longo de todo o caminho que perpassa a cidade, seja pela estrada de terra acompanhando as cercas, seja pela presença – apesar de óbvia – dos animais das fazendas, seja pelas paisagens que nos envolveu longo se todo o passeio, trazendo cenários rurais inspiradores.
Para quem não está habituado ou não dirige muito, é bom lembrar que pode ser bastante cansativo pois são vastas terras e, se não estiver hospedado na cidade, é chão que não acaba mais.
O centro da cidade é pequeno e não tem muitas opções. São poucos restaurantes, apesar de extremamente aconchegantes em sua maioria. As pousadas certamente ficam mais adentro, seguindo por uma das estradinhas que cruzam a cidade. Ou seja, é para quem deseja um refúgio rural, com total rusticidade. Talvez um fim de semana seja suficiente, nós fizemos apenas um passeio realmente, um bate e volta saindo de Campos de Jordão. Valeu a pena!

Aproveitamos a estadia em Campos do Jordão para conhecer os arredores. Por isso,
…para visualizar o post sobre Campos do Jordão, clique aqui
…para ler sobre São Bento do Sapucaí, clique aqui
…para ler nosso post sobre Santo Antônio do Pinhal, clique aqui.