O Vale das Videiras é uma região serrana, na divisa entre Petrópolis, Miguel Pereira e Paty de Alferes. Fica um pouco depois de Araras, em Petrópolis, a pouco mais de 60Km do Rio.

No domingo saímos do Rio pela manhã e subimos a serra. A paisagem que acompanha toda a estrada dispensa comentários. É simplesmente incrível, seja pelo mar de morros, ou pela natureza exuberante das florestas.

Em Araras, o que observamos foram numerosas propriedades particulares, privilegiadas pelo refúgio ecológico que sintetiza a região. Não tem exatamente um centrozinho, ou restaurantes/lojinhas integradas. É uma área de propriedades, que certamente zelam pelo sossego e, de certa forma, pelo isolamento do campo.

Mais adiante, chegamos ao famoso Vale das Videiras. É um circuito perfeito para cavalgadas, ou ciclistas, ou simplesmente para quem adora uma estrada. A região é bem rústica, com diversos pontos mais pitorescos. Porém o comércio é pontual, bem como a localização dos restaurantes/ateliês. Talvez, por ser domingo, o movimento era mais parco. Assim, talvez a dica seja visitar no sábado 😉

Uma vantagem é a proximidade com Itaipava e Petrópolis.  O Vale das Videiras pode ser ponto de partida para um roteiro especial na serra. Se optar por uma pousadinha ali mesmo, é possível esticar o fim de semana, curtinho a feirinha de Itaipava, bem como o centro gastronômico, ou fazendo um tour pela cidade imperial, a qual detalhamos em outros posts.

Júlia Soares

Júlia Soares

Sou redatora especializada em turismo e lazer. Decidi unir minhas paixões com a minha profissão, o que me trouxe até aqui: um portal completo e dinâmico com as principais cidades para se fazer turismo =)
Júlia Soares
Compartilhe: