Petrópolis é uma charmosa cidade na região serrana do Rio. Uma opção perfeita para passar o dia e reviver o ar imperial que marcou a história do país. Antigo reduto da Família Real, grande parte de sua arquitetura foi preservada/restaurada, garantindo toda a graça da cidade. A estrada para chegar até a cidade é muito boa, Saindo da capital, cerca de 1h.

Cercada por monumentos históricos, palácios e residências, a cidade possibilita um agradável tour histórico, a pé ou “a bordo” de uma charrete. Alguns pontos são ícones na cidade, como a Catedral, o Museu do Imperador, o Palácio de Cristal e a Fábrica da Boehmia. Se estiver com pouco tempo, essas paradas podem ser as melhores escolhas. Se visitar a Fábrica da Bohemia, serão 2 horas de visitação com degustação de cervejas ao final do tour.

Após o passeio, indicamos 2 restaurantes especialmente agradáveis: Petiscaria Imperial e Luigi. O Luigi é um restaurante italiano impecável, com massas em torno de R$ 30,00 (prato individual). A Petiscaria Imperial possui um cardápio completo de petiscos, oferecendo a possibilidade também do rodízio, no valor de R$ 45,90 por pessoa. Ambos ficam próximos à praça central (Centro turístico), o que torna muito convidativo um passeio na pracinha após o almoço. Se estiver com crianças, certamente adorarão o parquinho, os estalinhos e as bolhas de sabão.

 

Se preferir enxugar o orçamento, as ruas do Centro oferecem uma variedade maior de lanches, cafeterias e quiosques; além do shopping Bahaus. Outro pólo na cidade é a Rua Tereza, com várias lojas de roupa e preços mais atraentes (muitas com preço de fábrica). Ainda no Centro, lojinhas, barzinhos e feirinhas agitam o comércio e burburinho da cidade.

Em Dezembro, a cidade reluz graças à linda decoração de Natal. No meio do ano, o festival de inverno e a festa alemã (Bahuerfest) são os grandes eventos. No verão, é uma ótima opção para aliviar as altas temperaturas cariocas; no inverno, o frio contracena com o charme serrano. Ou seja, não importa a época, é sempre uma delícia passear em Petrópolis.

petropolis02

Petrópolis também pode ser um dos hubs em rotas turísticas. Conforme apresentamos em outros posts, está nas proximidades de Itaipava, Araras e Miguel Pereira, outros locais adoráveis na serra fluminense.

Júlia Soares

Júlia Soares

Sou redatora especializada em turismo e lazer. Decidi unir minhas paixões com a minha profissão, o que me trouxe até aqui: um portal completo e dinâmico com as principais cidades para se fazer turismo =)
Júlia Soares
Compartilhe: