A Urca é um oásis de tranquilidade e preservação em plena zona sul carioca. O bairro fica às margens do Morro do Pão de Açúcar e, com pouquíssimas linhas de ônibus para acessá-la, longe de trem/metrô, é de se esperar que seja menos movimentada que os demais bairros cariocas. O bairro é muito pitoresco e as casas e baixos prédios (altamente valorizados) são mais antigos, sendo muito usual que os moradores estacionem seus carros na rua. Por isso, é muito difícil conseguir estacionar (a maioria das vagas foram tomadas por moradores ou são na frente de garagens). Ou seja, é preciso uma boa dose de paciência para passear por ali se quiser estacionar seu carro no bairro.

urca06

Bar flutuante na Urca
Bar flutuante na Urca

Para entrar na Urca, basta seguir até a Praia Vermelha e, antes de entrar na praça, entre na Rua Ramon Franco. Então, não há erro. Mão única até o final do bairro, que termina na Fortaleza São João.

urca02
Fortaleza São João – Urca
urca09
Vista aérea da Fortaleza São João

Não é possível entrar neste Forte pois é propriedade particular do Exército, sem possibilidade de visitação. Porém, logo ao lado dele, existe o famosíssimo Bar Urca, que oferece ótimos petiscos e movimenta a Mureta da Urca. Ou seja, as pessoas pedem uma bebida, ou um petisco, sentam no murinho e ali se descontraem. No altíssimo verão carioca, fica repleto de jovens e ensaia uma bohemia um tanto atípica por ali rs

Entrando no bairro, temos ruas muito linidinhas, com casas muito charmosas, pracinhas e um ar um tanto provinciano, não no sentido pejorativo, como se fosse algo atrasado, mas sim pelo jeito mais singelo, ao contrário do que mais observamos nas grandes metrópoles (arranha-céus, grandes construções, ostentação de grandes marcas…)

Vista aérea do bairro Urca
Vista aérea do bairro Urca

Essa pedra de onde fotografamos é o Morro do Pão de Açúcar. Ou seja, o bairro está literalmente nos pés dele. Quando se circula pela Urca, as ruazinhas sempre “desembocam” na Avenida João Luiz Alves.

urca04

No bairro, há alguns restaurantes de renome, como Garota da Urca, Belmonte, Bar Urca…E há opções alternativas, com lanchonetes/padarias para um lanche ou quem sabe um café da manhã. Dali, passear pelo bairro já é um programa legal. Mas há também o Pão de Açúcar logo atrás, ou a Praia Vermelha, um pedacinho igualmente charmoso, que já merece um post à parte 😉

urca07
Saindo da Urca, em direção à Praia Vermelha..com a vista para o Cristo acompanhando o trajeto…

 

Júlia Soares

Júlia Soares

Sou redatora especializada em turismo e lazer. Decidi unir minhas paixões com a minha profissão, o que me trouxe até aqui: um portal completo e dinâmico com as principais cidades para se fazer turismo =)
Júlia Soares
Compartilhe: