Domingo – Bichinho e Prados

Fizemos o check out logo cedo. Porém, antes de voltar ao Rio, decidimos passar pelas cidades adjacentes, que eram muito bem comentadas na cidade. São cidades bem pequenas, de interior, mas que valem uma parada. Bichinho e Prados fazem parte do circuito turístico da ESTRADA REAL – uma iniciativa criada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) com a finalidade de revitalizar e preservar os antigos entornos deste caminho que serviu para escoamento de minérios na época do Brasil Colonial.

Assim, a Estrada Real perpassa o estado de Minas, até o Rio, que na época tinha a região portuária como elo para o mercado internacional. Essa pequena observação é apenas para enfatizar o valor cultural da região que combina a rusticidade das cidades de interior e paisagens muito charmosas, em meio a esse contexto histórico. Talvez sejam pontos pequenos para passar um fds, mas são perfeitos como um ponto de parada na viagem de retorno 😉

 

8

BICHINHO

Bichinho ficava a menos de 10 km . Uma cidade muito rústica, repleta de lojas de artesanato.


É possível comprar autêntico artesanato mineiro, de boa qualidade e preço justo. Apesar de termos visto alguns restaurantes bastante convidativos, preferimos deixar o almoço para mais tarde, ao longo da Estrada Real, de volta para o Rio.

Até lá, sabíamos de outras cidadezinhas nos arredores. Menos de 20km depois, estava Prados.
13

PRADOS

Prados é uma cidade também histórica, com diversas construções e pracinhas características da região. Visitamos algumas igrejas, porém o mais interessante foi o artesanato de madeira, onde descobrimos que era proveniente, em sua maioria, de um ponto específico.

Em Prados, há uma estrada de terra para Vila Carassa ( uma espécie de ateliê a céu aberto, porém de escultores de peças em madeira maciça).

São peças surpreendentes, onde é possível adquirir verdadeiras obras de arte a preço literalmente de fábrica (negociando diretamente com os artesãos)

Saindo de lá, aproveitamos o visual e retornamos à estrada de volta ao Rio de Janeiro.

14

Júlia Soares

Júlia Soares

Sou redatora especializada em turismo e lazer. Decidi unir minhas paixões com a minha profissão, o que me trouxe até aqui: um portal completo e dinâmico com as principais cidades para se fazer turismo =)
Júlia Soares
Compartilhe:
  • Rosana Ladeira

    Vcs sabem me dizer se é possível fazer o passeio de trem levando um cachorrinho poodle? E se Bichinho abre aos domingos… obrigada

    • Júlia e Lucas Blog Viagem

      Olá, Rosana!
      Fomos à Bichinho justamente no domingo 😉
      Não fizemos o passeio de trem com cachorrinho, não.
      O melhor seria ligar diretamente para eles confirmarem se é possível. Achamos esse tel no Google:
      Estação de Trem S. Joao del Rey- (32)3371-8485
      Obrigada pela visita, bom passeio! =)