Há anos tentamos conhecer o Sítio Burle Marx, mas sempre que íamos marcar a visita, surgia alguma outra opção/imprevisto de modo que esse é um passeio que nunca saía daquela “wish list” de passeios cariocas por fazer…  Hoje, 3 anos depois (!!!), faltando 1h:30 para o passeio, saímos às pressas..fomos o último casal a chegar, mas conseguimos \o/ E foi muito legal!

Para conhecer o sítio, é necessário seguir o tour guiado, que só acontece de 2a a sab, em 2 horários ( 9h e 13:30h) – é necessário agendar por telefone na semana que se pretender fazer o passeio. O sítio fica em Guaratiba…cerca de 50km do centro do Rio. Então não é exatamente um programa rápido..leva pouco mais de 1h para chegar, o tour tem duração de 1h e meia. Requer uma dose de planejamento antecipado. O ingresso custa R$ 10,00 e crianças até 5 não pagam – acima de 5 pagam metade.

sitiio-burle-marx11

Hoje o Sítio Burle Marx enfrenta um problema de seca e os chafarizes e cascatas secaram. Apesar disso, o passeio é muito adorável pois se trata do sítio de um paisagista de extremo bom gosto (ele foi responsável, por exemplo, nada mais, nada menos por aquela ornamentação “básica” dos calçadões da orla em Copacabana – simplesmente, um ícone carioca). Assim, como era de se esperar, os jardins e decorações são um convite à contemplação. A guia relata a biografia de Burle Marx com bastante propriedade, de modo que é impossível não admirar a vida desta personalidade que foi Burle Marx. Após conhecer a residência, jardins, ateliês, enfim..as dependências internas e externas, o passeio é finalizado com uma caminhada ao longo de 400 degraus, formando uma escadaria, proporcionando ótimas vistas.

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=m9YzwaR21oI[/youtube]O sítio não possui lanchonete..apenas sanitários e bebedouro. Vale levar garrafinha de água, protetor, repelente, boné, ir com calçados confortáveis e roupas leves, pois o calor é intenso. Apesar das plantas, a sensação de estar em um estufa (talvez também porque tenhamos ido no horário de 13:30). A visita é sempre conduzida pela guia e seguranças, o que torna o passeio mais tranquilo.

Saindo do sítio, o pólo de Guaratiba tem vários restaurantes, especializados principalmente em peixes e frutos do mar. Nas proximidades, temos a praia de Guaratiba, Grumari e Restinga da Marambaia…mas isso já fica para o próximo post! 😉

Júlia Soares

Júlia Soares

Sou redatora especializada em turismo e lazer. Decidi unir minhas paixões com a minha profissão, o que me trouxe até aqui: um portal completo e dinâmico com as principais cidades para se fazer turismo =)
Júlia Soares
Compartilhe: