Localizada entre o Pão de Açúcar e a Pista Cláudio Coutinho, encontramos a Praia Vermelha, que talvez apenas só não seja mais famosa já que tem um dos maiores pontos turísticos logo ao lado, ofuscando seus arredores.

A praia é pequena, com uma faixa de areia relativamente estreita, porém é emoldurada por uma paisagem ímpar – o Morro da Urca. No verão, suas águas assumem tons esverdeados caribenhos e também apresentam menos ondas, fazendo com que se torne um point para caiaques e SUP – stand up paddle.

As extremidades da praia tem pequenas piscinas naturais, formadas pelas rochas das encostas. Porém, vale lembrar que se o mar estiver revolto, a praia se torna traiçoeira pois é uma das que mais puxam os banhistas (conforme relatos de afogamento).

praia-vermelha-9

 

A Praia Vermelha é antecedida pela Praça General Tibúrcio, em cujo entorno se localiza o IME (Instituto Militar de Engenharia), ECEME (Escola de Comando e Estado Maior do Exército), EPV ( Um edifício residencial militar) e Escola de Comando Naval. Ou seja, ali existe um pólo tecnológico militar aumentando ainda mais a sensação de segurança da área. Além destes institutos, existe também o Círculo Militar da Praia Vermelha (o clube  é fechado para sócios, porém tem uma entrada para visitantes que desejarem seguir para o restaurante Terra Brasilis – nós não fomos ao restaurante, mas sentamos na mureta próximo aos canhões para obter melhores ângulos).

praia-vermelha-4

 

Além da praia em si, a Praia Vermelha tem opções diversas para passar o domingo: tem parquinho para crianças, a Pista Cláudio Coutinho para caminhada, o bairro da Urca nas proximidades para dar uma volta, carrocinha da cachorro-quente, milho, comida baiana, sorvete, churros e bebidas, ou o restaurante Terra Brasilis $$$$ lá no CMPV. Isso sem falar no Pão de Açúcar…Ou seja, tanto um destino top de turismo no Rio de Janeiro, como uma simples tarde de descontração com a família/amigos, a região se fortalece cada vez mais como um lugar incrível do Rio de Janeiro para cariocas ou turistas.

praia-vermelha04

Júlia Soares

Júlia Soares

Sou redatora especializada em turismo e lazer. Decidi unir minhas paixões com a minha profissão, o que me trouxe até aqui: um portal completo e dinâmico com as principais cidades para se fazer turismo =)
Júlia Soares
Compartilhe: