Saindo de Trindade, ainda estava claro. Então, aproveitamos o caminho e as últimas horas do dia para dar uma passada e conhecer a Fazenda Murycana. Endereço Estrada Pedra Branca – s/n, Paraty – RJ, 23970-000.Telefone (24) 3371-1153, localizada há aproximadamente 5km do Centro Histórico

A Fazenda Murycana tem grande valor histórico já que era uma espécie de hub na rota do ouro e do café. Ali, é possível conhecer como se estruturava uma fazenda de engenho, tendo a Casa Grande, Senzala e entreposto comercial no nível mais baixo.

1 ou 2h no máximo são suficientes para explorar esse ponto, seja pelo valor histórico-cultural, pela curiosidade nata de um turista, ou simplesmente pelo ar agradável e peculiar para um fim de tarde em Paraty.

VLUU L200 / Samsung L200
Entrando na Fazenda e Engenho Murycana do Século XVII

Muito interessante!

VLUU L200 / Samsung L200

A natureza, as instalações do engenho, as quedas d’água, o café artesanal e o bosque dos arredores formaram uma atração imperdível!

VLUU L200 / Samsung L200

VLUU L200 / Samsung L200

VLUU L200 / Samsung L200
Mini fazendinha da fazenda Murycana

Lá, é possível conhecer as instalações da fazendo, e degustar o café artesanal, adoçado com rapadura produzida no engenho.

VLUU L200 / Samsung L200

VLUU L200 / Samsung L200
Degustação de café na Fazenda Murycana, adoçado com rapadura produzida na fazenda.

No final do passeio, recomendamos a cantina/sorveteria, onde é possível curtir o final da tarde, saboreando quitutes da fazenda.

VLUU L200 / Samsung L200

VLUU L200 / Samsung L200

E, assim, retomamos o caminho em direção ao centro de Paraty, para nos preparar para curtir a noite.

Atenção: Esse post diz respeito a um relato de viagem em 2009. Não sabemos se é verdade, mas li alguns comentários de que a fazenda foi vendida para a Rede Globo e encontra-se fechada para visitação. Não consgeuimos confirmar essa informação, mas se for verdade, é uma pena para o turismo da região.  Fica então o relato como apenas mais um registro. Sem dúvidas, há muito mais a ser feito em Paraty.

Próximo post: Noite em Paraty

Júlia Soares

Júlia Soares

Sou redatora especializada em turismo e lazer. Decidi unir minhas paixões com a minha profissão, o que me trouxe até aqui: um portal completo e dinâmico com as principais cidades para se fazer turismo =)
Júlia Soares
Compartilhe: