Um dos mais famosos parques do Rio, o Jardim Botânico é ótimo para relaxar num dia bonito. Um passeio mais light, seja entre a família, com ou sem crianças, casais ou amigos. Além da beleza das mais diversas plantas, o Jardim Botânico tem boa infraestrutura e acessibilidade. Ou seja, se estiver afim de uma adorável caminhada, cercada de encantos naturais, mas sem trilhas, sem vulnerabilidades ou caminhos desertos/escondidos, seu destino pode ser o Jardim Botânico. Se estiver com crianças, o parquinho é o point (até 8 anos).


Não há mais estacionamento no parque e, por isso, estacionamos no Jockey (com 30% de desconto no estacionamento quando visitante do parque, paga-se R$ 10,50). Um pouco mais adiante, é possível estacionar na Praça Santos Dumont, Gávea
(onde tem uma feira de antiguidades) e o preço será dos flanelinhas. O valor da entrada ao Jardim Botânico é R$ 7,00 e crianças até 8 anos não pagam (atenção! valores de dezembro de 2014).

jardim-botanico04
O parque é estruturado em torno de jardins, lagos, cascatas, fontes, grutas, mirantes, monumentos, chafarizes e pracinhas… o cenário perfeito para piqueniques (atenção! piquenique é possível apenas no espaço reservado para tal, perto do parquinho), passeios em famílias, brincadeiras entre crianças, uma tarde romântica entre casais, ou simplemente um lugar de descanso, de leitura, ou de contemplação das mais diversas espécies de flora e fauna. Claro que isso não é lá uma grande surpresa quando se fala de um Jardim Botânico, ok. Mas o parque do Rio de Janeiro é especialmente encantador pelo conjunto. Já perdi a conta de quantas vezes o visitamos, mas sempre que decidimos voltar, é uma novidade, uma nova percepção e, assim, o passeio nunca enjoa.

Eu poderia enumerar aqui uma série de atrações do Jardim Botânico (roseiral, orquidário, alameda das palmeiras imperiais, etc..) Mas a web esbanja informação a respeito e as fotos já falam por si. Então a nossa dica é “perca-se pelo parque” rs Sim, o bacana é se deliciar com cada descoberta, independente de um roteiro fixo..a natureza não é engessada. Desta vez, observamos 2 micos carregando seus filhotes no dorso, o cactário reformado e a Estufa menos quente do que de costume rs Mas as impressões mudam conforme a época e a descoberta só poderá ser feita por você mesmo(a) 😉

 

Caso deseje esticar para o jantar, o Horto fica nas proximidades. É um pedacinho do Jardim Botânico cercado de gastronomia, linda arquitetura e talvez a concentração da nata do bairro. Outra alternativa é seguir para os quiosques da Lagoa Rodrigo de Freitas, outro ícone carioca que vamos abordar no próximo post.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=vyODu3yzIYM[/youtube]

Júlia Soares

Júlia Soares

Sou redatora especializada em turismo e lazer. Decidi unir minhas paixões com a minha profissão, o que me trouxe até aqui: um portal completo e dinâmico com as principais cidades para se fazer turismo =)
Júlia Soares
Compartilhe: