O Forte do Leme faz parte do Circuito de Fortes do Rio de Janeiro. Ele fica um pouco escondido, parcamente sinalizado, porém é um lugar especial, que proporciona vistas privilegiadas do Rio de Janeiro.
Na alta temporada, é praticamente impossível conseguir uma vaga no Leme (a ponta da orla que antecede Copacabana). Uma sugestão,se estiver de carro, é estacionar no Rio Sul e caminhar (se não quiser pegar um táxi, que não deve sair mais de R$ 10,00)
Neste fim de semana, já no finalzinho do verão, aproveitamos o lindo domingo de sol para curtir o visual único da cidade. Conseguimos estacionar há uns 200 metros do Forte do Leme e seguimos para a Entrada. Ingresso – R$ 4,00. (há meia entrada para idosos e estudantes, crianças com menos de 10 não pagam).
Ao adentrar a base militar, sobe-se uma rampa de cerca de 800m até a entrada do Forte. A ladeira traz visitas constantes dos micos. Não os alimente! Os micos vem se proliferando em todos os espaços e, mal acostumados pelas comidinhas que os visitantes oferecem, podem se tornar agressivos se visualizarem as tais comidinhas e não receberem que nem das outras vezes. Tire lindas fotos e nada mais 😉
[youtube]http://youtu.be/-I6Bjhtczjc[/youtube]No final da ladeira, o visual é lindo: o marzão carioca protagonizando a orla da zona sul. De um lado, o Pão de Açúcar; do outro, Copacabana. Nas lunetas, arrisque um zoom para os barquinhos que ancoraram no mar, pode ser divertido! Neste ponto, tem-se banheiros e bebedouros. Nenhuma lanchonete.
Entre no Forte, tem a sala de vídeo, as salas que funcionam como museus, com artefatos militares, o memorial de Duque de Caxias, e a praça dos canhões. Acima dos Canhões, novas perspectivas da cidade, para sentar e apreciar as paisagens.
Saindo do Forte, o Leme tem o Caminho dos Pescadores, com uma passagem para caminhar pela beira mar. A orla do Leme não decepciona, possui quiosques e a praia é linda. Se quiser finalizar o entardecer em um local ainda mais aprazível, a Urca fica logo do lado. É possível fazer um lanche na padaria ou curtir um dos bares (Belmonte, ou Bar Urca).
O dia foi maravilhoso e deixamos aqui como uma sugestão de roteiro. Confira outros posts da cidade se quiser fazer turismo, ou for simplesmente um carioca apaixonado.
Galeria de Fotos:



















