Rio das Ostras faz parte da Região dos Lagos, localizada ao norte do litoral fluminense. Fica a pouco mais de 170km da capital e pode ser uma opção surpreendente caso esteja no Rio e deseje passar um fim de semana por lá, ou simplesmente fazer aquele bate-e-volta para sair da rotina.

 

UM POUCO SOBRE RIO DAS OSTRAS

Começamos um Especial Região dos Lagos, ou seja, uma série de posts sobre as cidades do litoral Norte Fluminense. A 1a das cidades foi Rio das Ostras, que vem crescendo cada vez mais, apresentando o 3o maior IDH do estado. Isto se deve à sensível melhoria na qualidade de vida quando se muda para um lugar com postos de saúde, ensino, limpeza e segurança superior à capital. Além disso, as ótimas praias e atrações naturais proporcionam lazer a seus moradores assim como turismo de qualidade para quem está de passagem.

 

COMO CHEGAR A RIO DAS OSTRAS

Para chegar a Rio das Ostras, o site direto da Prefeitura é bastante didático ao relacionar as 3 principais rotas possíveis (http://www.riodasostras.rj.gov.br/informacoes-turisticas.html). O que normalmente fazemos é colocar 1 endereço local no Waze e antever o tempo do trajeto bem como detalhes da rota. Apenas evitamos definitivamente sair das principais avenidas pois, conforme as notícias mais recentes, um atalho pode custar sua vida caso o aplicativo sugira algum caminho perigoso. Fizemos o percurso Ponte Rio-Niterói – Manilha –  Rio Bonito – BR 101 – Serramar – Rodovia Amaral Peixoto. Levou cerca de 3h.

 

O QUE FAZER EM RIO DAS OSTRAS
Roteiro do Passeio

Os pontos turísticos da cidade estão muito bem relacionados no site da prefeitura da cidade, assim como em guias como Trip Advisor. Mas, quando se tem apenas 1 dia para passear, uma seleção pode ser bastante útil. Por isso, vamos descrever aqui como ficou nosso roteiro. Como a mais famosa é a orla de Costazul, começamos por lá mesmo.

Nosso roteiro ficou:
Praia do centro> Pier e orla de Costazul > Tocolândia> Praça da Baleia > Mirante da Baleia > Monumento dos Costões Rochosos  > Praias do Mar do Norte > Lagoa de Iriry (Lagoa da Coca Cola) > Praia do Bosque > Noite no Centro.

 

Praia do Centro

Foi o nosso 1o ponto assim que chegamos na cidade. O litoral de Rio das Ostras tem 15 praias, de diferentes estilos, mas todas valem uma visita, seja pelas famosas águas da Região dos Lagos assim como o clima que combina vento e sol. Sim, são normalmente 300 dias de sol, no ano, o que significa alta chance de um dia perfeito de praia.

praia do centro
Praia do Centro, Rio das Ostras

 

Costazul

É a principal orla cidade, muito bem projetada, com quiosques em decks de madeira ao longo de toda a praia. As ondas são agitadas, o que a torna mais propícia ao surf do que ao banho de mar. As águas esverdeadas típicas da Região dos Lagos conspiram para um cenário maravilhoso, contrastando com toda aquela espuma formada pelo quebrar das ondas, fazendo desta praia um verdadeiro point para moradores e turistas.

costa-azul-rio-das-ostras-8
Costazul, Rio das Ostras

Estacionamos o carro logo no início, antes de entrar na orla e começamos pelo Píer de Costazul: uma passarela de concreto, ferro e madeira terminando em uma espécie de torre, permitindo uma visão panorâmica da orla e do mar.

costa-azul-rio-das-ostras-3
Píer Costazul, Rio das Ostras
costa-azul-rio-das-ostras-10
Píer Costazul, Rio das Ostras
costa-azul-rio-das-ostras-13
Píer Costazul, Rio das Ostras

Saindo píer, caminhamos por toda a orla até chegar na Tocolândia, que fica no final da orla, antes da Praça da Baleia. Foram cerca de 40 minutos de caminhada, mas muito tranquila. A orla tem ciclovia, playgrounds, espaços para ginástica, quiosques modernos e restaurantes diversos do outro lado da calçada, ou seja, total infra-estrutura.

costa-azul-rio-das-ostras-14
Orla Costazul, Rio das Ostras
costa-azul-rio-das-ostras-21
Orla Costazul, Rio das Ostras

 

Tocolândia

No final da orla de costazul, antes da Praça da Baleia, há uma espécie de mini shopping, muito rústico e charmoso, com diversas lojinhas, lanchonetes, banheiros e artesanato da região. O nome deste pequeno centro é Tocolândia. Muito encantador, por sinal. Perfeito para um lanche como pastéis, petiscos, ou o típico açaí de praia. Os preços nos pareceram justos e pode ser uma ótima opção se quiser comprar souvenir ou comer alguma coisa antes de prosseguir como passeio.

tocolandia
Tocolândia, Costazul, Rio das Ostras
tocolandia2
Tocolândia, Costazul, Rio das Ostras
tocolandia3
Tocolândia, Costazul, Rio das Ostras

 

Praça da Baleia

Logo nas proximidades da Tocolândia, temos a Praça da Baleia. Infelizmente estava em obras, de modo que o chafariz estava desativado. Mas, mesmo assim, é parada obrigatória para fotos. Homenageia-se a baleia jubarte com uma réplica de bronze bem realista no centro da praça;

praca-da-baleia3
Praça da Baleia, Rio das Ostras
praca-da-baleia2
Praça da Baleia, Rio das Ostras

 

Mirante da Baleia

Ao loado da Praça da Baleia, tem um pequeno caminho que leva até o Mirante. F a n t á s t i c o! As fotos falam por si só, revelando ângulos incríveis do litoral da cidade.

mirante-da-baleia
Mirante da Baleia, Rio das Ostras
mirante-da-baleia2
Mirante da Baleia, Rio das Ostras

 

Monumento dos Costões Rochosos

No Mirante da Baleia, há uma escada levando a uma faixa de areia cercada por pedras, logo entre a Praça da Baleia e a Praia da Joana. As pedras são enormes e fazem um limite entre o mar e a vegetação, tendo sido declarada pela prefeitura como reserva ecológica, ou, mais propriamente, Monumento dos Costões Rochosos.

monumento-dos-costoes-rochosos2
Monumento dos Costões Rochosos, Rio das Ostras
monumento-dos-costoes-rochosos
Monumento dos Costões Rochosos, Rio das Ostras
monumento-dos-costoes-rochosos4
Monumento dos Costões Rochosos, Rio das Ostras
monumento-dos-costoes-rochosos6
Monumento dos Costões Rochosos, Rio das Ostras

Voltamos para o carro e seguimos mais 10km aproximadamente até as Praias do Mar do Norte

 

Praias do Mar do Norte

As Praias do Mar do Norte também são agitadas, mas há toda uma área de restinga preservada, tornando as paisagens lindas, e fazendo que sejam uma das regiões mais procuradas. É possível chegar até elas após cruzar um condomínio. Há muitas conchas e rochedos, inclusive caminhos entre as pedras ao longo da praia. São incríveis e estão mais próximas de Macaé, já que de fato estão localizadas no extremo norte do litoral de Rio das Ostras.

praia-mar-do-norte4
Praias do Mar do Norte, Rio das Ostras
praia-mar-do-norte7
Praias do Mar do Norte, Rio das Ostras
praia-mar-do-norte8
Praias do Mar do Norte, Rio das Ostras
praia-mar-do-norte10
Praias do Mar do Norte, Rio das Ostras

 

Lagoa do Iriry (Lagoa da Coca Cola)

Após caminharmos e fotografarmos a região do Mar do Norte, seguimos para Lagoa do Iriry, Esta lagoa foi revitalizada e é perfeita especialmente para crianças. São águas calmas e rasas, o que deixa todo o público infantil muito à vontade. Há quiosques na beira da lagoa, assim como famílias montando seu piquenique enquanto as crianças correm e brincam livres nas águas da lagoa. A cor é escura e, daí, ser conhecida como Lagoa da Coca Cola. Mas, apesar da tonalidade escura, as águas são limpas e próprias para banho, sup e canoagem.

lagoa-iriri2
Lagoa do Iriry (Lagoa da Coca Cola), Rio das Ostras

Não podemos deixar de falar sobre o Mirante da Lagoa do Iriry, que traz uma vista privilegiada da Lagoa com o mar de Costazul adiante.

lagoa-iriri4
Mirante Lagoa do Iriry (Lagoa da Coca Cola), Rio das Ostras
lagoa-iriri6
Mirante Lagoa do Iriry (Lagoa da Coca Cola), Rio das Ostras
lagoa-iriri7
Mirante Lagoa do Iriry (Lagoa da Coca Cola), Rio das Ostras

E por que não fomos a essa lagoa depois de Costazul, ou seja, antes de ir para o Mar do Norte? Bom, no nossso caso, com crianças, o ponto para banho foi justamente nessa Lagoa. Então, deixamos mais para o final, quando já tínhamos turistado um pouco mais. Saindo da lagoa, o dia estava acabando e decidimos aproveitar os últimos minutos de luz para assistir ao pôr so sol na Praia do Bosque. Seguimos para lá!

 

Praia do Bosque

A Praia do Bosque fica antes do Centro. Então, estacionamos o carro por ali, assistimos ao pôr do sol e continuamos caminhando até o anoitecer, em direção ao burburinho da cidade.

A Praia do Bosque, como o próprio nome sugere, é repleta de árvores frondosas. Daí, uma orla muito aprazível. Boa para banho e esportes. Passamos por um campeonato de frescobol e vários quiosques.

Chegamos alguns minutos tarde e, por isso, não assistimos ao pôr do sol na íntegra, ele já estava atrás da montanha. Mas a paisagem não desapontou em nada. É só dar uma conferida nas fotos 😉

praia-do-bosque
Pôr do Sol na Praia do Bosque, Rio das Ostras
praia-do-bosque3
Praia do Bosque, Rio das Ostras
praia-do-bosque4
Praia do Bosque, Rio das Ostras

 

Noite no Centro de Rio das Ostras

Depois do pôr do sol, continuamos nossa caminhada da Praia do Bosque até o Centro. Foi um percurso de aproximadamente 1,5 km. Além da pracinha e quiosques, além da orla muito bem estruturada com bares e retsaurantes, há um Shopping de Rua. Funciona como um camelódromo, mas com o charme de uma feirinha. Há também um centro de artesãos e diversidade de comércio e restaurantes.

shoppinng-de-rua4
Shopping de Rua, Rio das Ostras
shoppinng-de-rua2
Shopping de Rua, Rio das Ostras
artesanato
Centro de Artesanato, Rio das Ostras

 

ONDE COMER EM RIO DAS OSTRAS

Por volta das 19h, escolhemos comer uma pizza e a Pizzaria Paulista não desapontou. O serviço, preço e sabor estavam aprovadíssimos.

pizzaria-paulista
Pizzaria Paulista, Centro de Rio das Ostras
pizzaria-paulista2
Pizzaria Paulista, Centro de Rio das Ostras

 

ONDE DORMIR EM RIO DAS OSTRAS

Como dissemos logo no início do post, voltamos no mesmo dia. Nossa proposta é ir a cada dia a uma cidade diferente e trazer o melhor da nossa experiência para esse blog. Mas, se ficar cansativo ou quiser apenas pernoitar na cidade, somos afiliados Booking – que sempre nos prestou um ótimo serviço quando decidimos reservar uma pousada através deles. Aqui vamos elencar uma pequena seleção de pousadas que avistamos em nosso passeio e nos pareceram ter uma localização estratégica 😉

Pousada do Bosque

Pousada Sonho Verde

Pousada Belmare

Outras pousadas em Rio das Ostras

 

VIDEO SOBRE O DIA EM RIO DAS OSTRAS

E, para fechar este post, segue um video com as melhores tomadas do passeio, o que propiciará uma visão bastante abrangente de todo o nosso bate e volta deste 1o post do Especial Região dos Lagos 😉

Júlia Soares

Júlia Soares

Sou redatora especializada em turismo e lazer. Decidi unir minhas paixões com a minha profissão, o que me trouxe até aqui: um portal completo e dinâmico com as principais cidades para se fazer turismo =)
Júlia Soares
Compartilhe: